Estacionamento para Idosos, precisa ser demarcado ?

21/08/2013 16:42

                Se vivemos num país em que o numero de aposentados e idosos vai aumentando sistematicamente, por que temos poucas vagas para “estacionamento de carros para idosos”?

                Não seria mais inteligente que o idoso, com seu cartão, parasse em qualquer vaga sem “discriminações”? Daí o responsável que confere os cartões da Zona Azul poderia também anotar o tempo de estacionamento, cronometraria as duas horas que essa pessoa tem direito e se passar disso, já coloca um aviso ou até mesmo uma advertência.

                Parar em vagas destinadas a idosos pode gerar multas, segundo o Conselho Nacional de Transito, até mesmo a pessoa que esteja incluída nessa preferencia, mas não providenciou ou não coloca o tal cartão no para-brisa interno do veículo.  Aos menos avisados, comparecer ao Departamento Municipal de Tráfego, munidos de documento que vai ter seu cartão providenciado na hora.

                Art. 2 – O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

                Como parte dos direitos assegurados aos cidadãos idosos, a norma ainda estabelece, em seu Artigo 41, a obrigatoriedade e critérios estabelecidos para assegurar vagas de estacionamento específicas para pessoas idosas, nos termos da lei local, de 5% das vagas nos estacionamentos públicos e privados, as quais deverão ser posicionadas de forma a garantir a melhor comodidade ao idoso.

                “A terceira idade tem despertado o interesse das autoridades, não ainda na devida proporção, no que tange a criação de políticas públicas e sociais que indicarão os novos rumos dessa realidade.

                A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que até 2025, o Brasil ocupará o sexto lugar no ranking mundial, com o maior numero de pessoas idosas, o que influi em todos os aspectos da sociedade brasileira.

                Se até bem pouco tempo atrás o Brasil era considerado um país jovem, dentro de apenas três décadas será um país mais velho em função dos baixos índices de fecundidade, o avanço da medicina, a adoção de hábitos mais saudáveis e mesmo as previsões legais que geram melhores condições de sobrevivência, como o atendimento prioritário e a proteção contra a violência, discriminação, crueldade, ação e omissão.

                O processo de envelhecimento não é um problema em si mesmo, antes ao contrário, deve ser visto como uma conquista para a humanidade, pois isso significa que acrescentamos mais tempo de vida à nossa existência.

                É necessário um trabalho de conscientização que deve contar com a participação dos cidadãos, inclusive da própria pessoa idosa que tanto contribui para o exercício da cidadania e que tem o direito de viver em condições de respeito, igualdade e dignidade”. (www.oabsp.org.br)

                Poderíamos começar a dar esse presente aos inúmeros idosos da cidade, como o início desse trabalho de conscientização.

 

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode