Santos devem ser louvados pela boa colheita: Santo Antonio, São João Batista, São Pedro e São Paulo

Homenagem ao padroeiro de Bebedouro S João Batista - 24/06

Nos relatos históricos, São João Batista inspirou sua mãe Isabel a acender uma grande fogueira para anunciar seu nascimento, assim sua prima Maria poderia ver a fumaça no céu e saber do nascimento.

Relata-se que no século 6, a Igreja Catolica teria passado a homenagear São João no dia 24 de Junho próximo a época em que eram realizadas as comemorações pelas colheitas na Europa. E só no século 13, outros santos completaram o ciclo de festas juninas: 13 para Santo Antonio, 24 para São João Batista e 29 para São Pedro e São Paulo.

Portanto a fogueira representa o principal elemento nos festejos agrícolas e uma homenagem ao nascimento de São João.

Dentre algumas  lendas sobre este santo e a tradição de sua festa, uma delas é a de que São João adormece no seu dia, pois se estivesse acordado vendo as fogueiras que são acesas para homenageá-lo, não resistiria: desceria à Terra e esta correria o risco de incendiar-se.

Segundo os devotos, os balões levam os pedidos para São João. Assim, acredita-se que se o balão queimar, o desejo não será realizado. Portanto, talvez o melhor seja não se arriscar. É preparado também um mastro para receber a bandeira do santo homenageado. Enquanto ela é levantada são feitas preces, pedidos e simpatias.

 

 

 

História de São João

São João, ao reconhecer e apresentar Jesus como o Cristo, continuou sua missão em sentido descendente, a fim de que somente o Messias aparecesse. Grande anunciador do Reino e denunciador dos pecados, ele foi preso por não concordar com as atitudes pecaminosas de Herodes, acabando decapitado devido ao ódio de Herodíades, que fora esposa do irmão deste [Herodes], com a qual este vivia pecaminosamente.

O grande santo morreu na santidade e reconhecido pelo próprio Cristo: “Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João , o Batista” (Mateus 11,11).

 

São João Batista, primo de Jesus Cristo, nasceu a 24 de junho e morreu a 29 de agosto do ano 31 d.C., na Palestina. Foi degolado por ordem de Heródes, a pedido da sua enteada Salomé, que queria a cabeça dele numa bandeja. São João pregava publicamente às margens do rio Jordão, onde batizava homens e mulheres, preparando, segundo a crença, o caminho do messias. “Arrependei-vos e convertei-vos, pois o reino de Deus está próximo”, pregava. João também batizou Jesus, embora não quisesse fazê-lo, dizendo: “Eu é que tenho necessidade de ser batizado por ti e tu vens a mim?”.

 

Oração a São João Batista

São João Batista, voz que clama no deserto: “Endireitai os caminhos do Senhor… fazei penitência, porque no meio de vós está quem não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias”, ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: “Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo”.
São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor do Messias, rogai por nós.

 

 

 

 

Desafios de todos os dias

 

Desde a hora que colocamos os pés no chão e acordamos, sabemos que enfrentaremos o nosso desafio diário: seja a chuva que cai la fora e o tempo frio e precisamos estar bem agasalhados para não ficarmos doentes; como estará o humor dos nossos alunos dai o desafio de cada dia irmos adaptando essa relação para que se mantenham interessados em aprender; o dinheiro que esperamos entrar no dia certo para quitarmos nossas continhas e compromissos mensais; atender todos os compromissos agendados, mesmo que a nossa vontade seja voltar pra casa e entrar debaixo do edredon quentinho.

Diferente de quem pensa que desafio é só quebrar dogmas e paradigmas ou ate superstições mas não deixa de ser desafio.

Desafio pra mim, como jornalista é dominar a curiosidade do saber mas definir o que não me faz bem assistir, como é o caso das noticias de assalto, estupros,  mortes e desligar imediatamente antes que eu absorva as energias ruins que a tela da tv passa... e como se não bastasse, todas as  novelas vão para o mesmo caminho mostrando mais exemplos ruins do que bons e em horário nobre...imagine que se ficar a curiosidade em saber o que aconteceu... o grande desafio é dar valor as coisas boas e desligar mesmo a tv ou procurar outros canais informativos.

Desafio é não concordar com tudo a nossa volta desde que tenhamos boas razões ou soluções para desafiar atitudes que não concordamos.

Desafio é acreditar que sua fé é tão grande que suas orações vão possibilitar a melhora de um ente querido . Pois é, desafio é acreditar no que fala, na força das suas palavras e atitudes, arregaçar as mangas e não falar pelos cotovelos: é fazer, é orar e vigiar, é saber o que é bom e o que é prejudicial. Desafio é descobrir coisas que preferia não saber mas as enfrenta sobriamente ou doenças que aparecem e arrumamos força para que as dores não sejam tão grandes porque a esperança e o comando das nossas vontades é um potencial importante para sobrepujarmos qualquer coisa que chegou para nos tirar a paz mas nunca a fé em Deus.

 

Você se mexe e o mundo  mexe junto

O Dia do Desafio é  realizado em todo o mundo na última quarta-feira de maio, como incentivo à prática regular de atividades físicas para melhorar a saúde.Realizado mundialmente, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos. Nesta quarta dia 29 Bebedouro em cada canto desempenhou atividades para competir com cidades do mesmo porte.

O projeto surgiu em 1993, no Canadá, quando moradores foram convidados a apagar as luzes de suas casas e saírem à rua para caminhar por pelo menos 15 minutos, em pleno inverno rigoroso (temperaturas abaixo dos 20 negativos), como medida de economia de energia e incentivo à prática de exercícios.

O Dia do Desafio é  difundido mundialmente pela The Association For International Sport of All (Associação Internacional pelo Esporte para Todos), sediada na Alemanha. No Brasil, a coordenação geral é do SESC de São Paulo. Todo ano, algumas cidades das Américas são escolhidas para participar de um desafio contra outras cidades do mesmo continente, numa disputa chamada de World Challenge Day (Dia do Desafio Mundial).

 

14/02 : Dia de São Valentim x Dia dos

NamoradosSilvia Coelho

 

Para nós brasileiros, o Dia dos Namorados é comemorado dia 12 de junho mas em vários outros países, o Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais.  Em Portugal, assim como em muitos outros países, comemora-se no dia 14 de Fevereiro.

A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum .

“O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.

Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a).

Atualmente, o dia é principalmente associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo fora, aproximadamente mil milhões (Portugal) (um bilhão no Brasil) de cartões com mensagens românticas são enviados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.

O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países." (Fonte: www.wikipedia.org/)

 

 

E mesmo que comemorem o Dia dos Namorados dia 12 de Junho, porque não comemorar hoje também?

 

Vamos fazer essa viagem?

Silvia T Coelho

Ler é viajar sem sair do lugar - 07/01 Dia do Leitor

 

Um tema importante mas que muitos estão deixando passar.... boas leituras! Um romance, uma poesia, um dicionário, uma placa de falecimento, os aniversarios dos amigos, estudo de assuntos interessantes e ate mesmo a bula do remedio que vão tomar. Ler as noticias do dia no jornal local ou de nivel nacional (impresso ou pela midia eletronica), isso lhes dará um vocabulario mais amplo e rico, tanto nas suas conversas rotineiras, como no trabalho.

Na epoca de escola, principalmente do colegial, eramos obrigados a ler romances, fazer fichas resumidas do que tinhamos entendido. E não era um  livro, mas vários livros de todos os assuntos e na prova, podia esperar que  vinha as perguntas... o professor não poupava mesmo!  Naquela epoca, reclamávamos mas hoje percebo, diante da juventude atual, como foi importante, porque aprendi a ler, entender, assimilar e os jovens da atualidade não tem paciencia de ler nada.... a grande maioria infelizmente.

Sei que algumas pessoas tem dores de cabeça quando lêem numa viagem , que os olhos ficam irritados mas não sei ir para uma viagem sem revistas e um bom livro que me entretenha,  a ponto de nem perceber as distancias que me cansaria, olhando para fora da janela e vendo tudo correndo e dai sim, me deixando zonza. E se ler é viajar sem sair do lugar, tambem leio e viajo .

Tenho mesmo o vício da leitura e quando não tenho nenhum romance para ler, vou estudar alguns livros kardecistas, algumas orientações do Feng Shui que adoro, ou abro uma pagina do evangelho (isso faço diariamente) para saber a minha lição do dia.

Segundo o site Wikipédia : "O leitor, na teoria literária, é uma das três entidades da história, sendo as outras o narrador e o autor. O leitor e o autor habitam o mundo real. É função do autor criar um mundo alternativo, com personagens e cenários e eventos que formem a história. É função do leitor entender e interpretar a história. Já o narrador existe no mundo da história (e apenas nele) e aparece de uma forma que o leitor possa compreendê-lo." Esses três personagens se completam, o leitor precisa ser tocado pela criatividade de um bom autor e eloquência de um narrador para que sua viagem nesse mundo imaginário seja completa. Monteiro Lobato, grande escritor, dizia que "um país se faz com homens e livros". Ele sabia bem o que falava porque quando os homens se preocuparem mais em incentivar seus filhos à leitura o mundo irá formar cidadãos com mais consciência (principalmente política) e isso fará toda a diferença no futuro da humanidade".

E porque esse tema ? porque neste dia 7 de janeiro comemoramos o DIA DO LEITOR, e convido-os a me fazerem companhia nessa leitura que nos enriquece tambem a alma e nos prepara melhor para o mundo alem de nos dar abertura, facilidade e raciocinio rapido para argumentar, discutir, apontar os pontos de vista, numa participação maior na sociedade que vivemos através de argumentos firmes. Vamos fazer essa viagem?

 

 

Celebrando o Natal e comemorando o novo Ano

 

 

"O Filho do homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate de muitos" (Mt 20, 28). Já na manjedoura em Belém, nosso Salvador estava ciente de ter vindo ao mundo para expiar nossos pecados. É esse o motivo pelo qual em muitos presépios o Menino Deus nos é apresentado com os braços abertos em cruz. Durante toda a sua vida, de Belém ao Gólgota, Jesus não fez outra coisa senão avançar ao encontro do Sacrifício Supremo que Lhe acarretaria o fastígio da glória.

 

"Costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes; incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas e guirlandas, visco, presépios e ilex. Além disso, o Papai Noel (conhecido como Pai Natal em Portugal) é uma figura mitológica popular em muitos países, associada com os presentes para crianças.

Como festa religiosa, o Natal, comemorado no dia 25 de dezembro desde o Século IV pela Igreja ocidental e desde o século V pela Igreja oriental, celebra o nascimento de Jesus Cristo e assim é o seu significado nas línguas neolatinas. Muitos historiadores localizam a primeira celebração em Roma, no ano 336 d.C, no entanto parece que os primeiros registos da celebração do Natal têm origem anterior, na Turquia, a 25 de Dezembro, já em meados do sec II". (Wikipedia)

Esse mês pode ser cheio de festas, comidas, presentes mas sinto falta de duas pessoas na minha família: meu irmão e meu pai. Mesmo sabendo que comemoram conosco esse jantar que fazemos comemorando o nascimento de Cristo, fazem muita falta. Preparo os enfeites na minha sala, arrumo a arvore , deixo um clima de natal.O ano novo a mesma coisa! Não gosto de abraçar todo mundo pelo fato de abraçar, mas faço questão de ligar, conversar, comemorar e abraçar muito parentes e verdadeiros amigos.

Embalados por esse espírito cristão, estendendo ao dia 31 vendo 2012 findar, que todos possam aproveitar sem exageros (de bebidas ou gorduras) as famosas festas: seja com bacalhau, carneiro ou cabrito, leitoa, pernil, as castanhas e frutas. Um bom vinho e uma champagne para estourar e comemorar tudo de bom.

Presentes meus amigos, deva ser apenas como lembranças carinhosas .

Feliz Natal

Feliz Ano Novo a todos!

 

 

 

Silvia Coelho
Jornalista Mtb. 23.888

 

Patrimonio de Bebedouro: está na hora de preservar mais nossa historia

 

Concordo que não devamos viver de passado mas do presente intensamente, vivendo um dia de cada vez mas, existem coisas que devemos estimular e o assunto em pauta é  a preservação: nos referimos as fachadas e construções historicas de Bebedouro pois, cada reforma que tira a caracteristica de detalhes a cidade vai ficando sem historia. No caso de casas restaram pouquissimas e predios antigos (maioria de comercio) tem aquelas enormes placas com os nomes da empresa que cobrem completamente as fachadas historicas. Para chamar a atenção São Paulo promoveu de 29/10 a 1o./11 a Semana de Valorização do Patrimonio Historico e Cultural da Cidade de São Paulo, dando-nos um exemplo e um momento para refletirmos no nosso municipio .

O que seria a sustentabilidade nas cidades com a preservação historica desses predios? "é preciso olhar para a cidade existente e, em especial, para os centros das nossas cidades, porque ali se encontram diversos e importantes processos históricos, expressos nos espaços construídos e no modo de usufruir desses espaços, nos diferentes estratos sociais, na infraestrutura urbana, no comércio e serviço diversificado, bem como nas atividades turísticas e de lazer", afirma Carolina Fidalgo de Oliveira, no Arquitextos.

E continua ..."mas também porque nesses centros, histórias urbanas e sociais se somam expondo constantes, e também diferentes, aspectos da identidade e da memória. Neles, evidenciam-se paisagens, em seu conjunto de formas, que, num dado momento, exprime as heranças que representam as sucessivas relações localizadas entre homem e natureza (2). Neles se evidenciam a "presentificação" das cidades (3), pois nos centros históricos se acumulam as marcas de uma construção histórica, as marcas das sociedades, da cultura, dos conflitos, fracassos e sucessos da cidade. Evidenciam-se processos por meio dos quais se constituem e se legitimam os marcos, lugares e cenários da memória social." e ..."Encontramos nos centros históricos divergências e contradições da cidade e também aquilo que é (ou deveria ser) de todos: o Patrimônio."

"Patrimônio, não é entendido, portanto, apenas como um conjunto de edificações, cujas características, um dia, foram determinantes para identificar a história de um povo, ou de parte de um povo, e sua nação. Patrimônio não se refere apenas a um conjunto de bens antigos ou aqueles com características semelhantes, mas ao conjunto da cidade, aos espaços e interstícios urbanos que, somados aos edifícios de valor histórico, são portadores de memória. Refere-se às práticas sociais e a formação dos espaços públicos, ao cotidiano, uso e fruição da cidade, a partir das relações de identidade e pertencimento."

O Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas (PAC Cidades Históricas) é uma ação intergovernamental articulada com a sociedade para preservar o patrimônio brasileiro, valorizar nossa cultura e promover o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade e qualidade de vida para os cidadãos e faz parte das prioridades articuladas pela Casa Civil da Presidência da República, e é coordenado pelo Ministério da Cultura – MinC, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. Tem como base políticas intersetoriais e parcerias estratégicas, com destaque para os Ministérios do Turismo, Educação e Cidades, Eletrobrás, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil – BNB.

O programa é uma importante conquista e consolida significativos resultados obtidos a partir do incremento das políticas culturais em nosso país, em especial da implementação do Programa Monumenta, o qual promoveu impactos muito positivos para as comunidades de 26 municípios beneficiados.

Ampliar a abrangência dessa estratégia de desenvolvimento, para posicionar o patrimônio cultural como eixo indutor e estruturante, é o objetivo do PAC Cidades Históricas que abrange 173 municípios, de todos os estados da federação, com uma meta de investimentos iniciais de cerca de R$ 250 milhões por ano.

Se pensarmos na preservação do nosso patrimonio, ja será um grande passo. O tombamento já é uma outra etapa: o Tombamento significa um conjunto de ações realizadas pelo poder público com o objetivo de preservar, através da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados. Pode ser aplicado a bens móveis e imóveis de interesse cultural ou ambiental, quais sejam: fotografias, livros, mobiliários, utensílios, obras de arte, edifícios, ruas, praças, cidades, regiões, florestas, cascatas, etc. Somente é aplicado a bens materiais de interesse para a preservação da memória coletiva. . O Tombamento não altera a propriedade de um bem; apenas proíbe que venha a ser destruído ou descaracterizado. Logo, um bem tombado não necessita ser desapropriado.

Mas com novo governo em 2013 fica aqui uma sugestão aos politicos eleitos no executivo e legislativo de Bebedouro. (Fotos de predios ainda existentes na cidade)

(Fonte: www.portal.iphan.gov.br)

Servidores Públicos: Parabéns! 

 Jornalista: Silvia Coelho   -    MTb.23888

 

      Todos os anos a Camara Municipal constitui uma comissão de vereadores e imprensa convidada para escolherem, conforme curriculos apresentados e/ou indicados ao premio do servidor municipal do ano que será homenageado em sessão solene. A escolha ocorreu após uma reunião formada por uma comissão de vereadores tendo Carlinhos Pica-Pau (PV) como presidente, Nelson Sanchez (DEM) como relator, e, Antonio Sampaio (PTC) como membro. Participaram também representantes da imprensa local e do Sindicato dos Servidores Municipais

Neste ano onde todos os indicados tambem serão homenageados, a indicação do servidor do ano ficou escolhida na tarde da última quarta-feira (24): servidora publica Idalina Panichelli Vechiato, funcionária da EMEB Alfredo Naime, localizada no povoado de Andes.

Dona Idalina, como é carinhosamente conhecida, iniciou as atividades na EMEB Alfredo Naime na década de 80 exercendo a função de servente. Paralelamente a isso, ela fazia crochês e outras atividades com o intuito de angariar fundos para a melhoria do espaço escolar. Na década seguinte, Dona Idalina passou a exercer a função de merendeira. E, aos 65 anos, é a "mãezona" dos alunos, pois trata cada um deles como sendo seus próprios filhos.

Concorreram também ao título os seguintes servidores: Shirley de Lima (Demec), João dos Santos (Saaeb), Rita de Cássia Salvador Pissolato (RH – Prefeitura) e Luciana de Oliveira Sene (Imesb). Todos esses serão homenageados com o título de "Honra ao Mérito".

A entrega dos títulos ocorrerá na Câmara no próximo dia 14 de novembro, às 20 horas.

A todos os servidores municipais os nossos cumprimentos!

 

Como foi instituído

No governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937 foi instituído dia 28 de outubro o dia do "Funcionário publico" .Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado. Decreto no. 1713 de 28/10/1939 rege os direitos e deveres desses servidores públicos.

Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº8112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.

Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc.

Para ser servidor público é preciso participar de concursos e ser aprovado no mesmo, garantindo assim a vaga enquanto profissional. O bom desse tipo de trabalho é que o servidor tem estabilidade, não pode ser dispensado de suas funções. Somente em casos extremos, em que se comprove a falta de idoneidade de um funcionário público, é que o mesmo é afastado de seu cargo.

Os salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade. Se for municipal, são pagos pelas prefeituras; se estadual, pelos governos estaduais; e se federal, pagos pelos cofres da União. (Fonte: Jussara de Barros/Equipe Brasil Escola).

 

Viajando nas definições “de laranja”

                                                                                                                                                                                 Silvia Coelho                     

            Das duas cores primarias vermelho e amarelo resultam o “laranja” uma cor secundaria. Uma cor vibrante que aquece, até incomoda os nossos olhos mas é a a cor da moda nas roupas, decoração, sapatos. A arquiteta Fabianna Manzur, proprietária da D2M Arquitetura, explica como a cor pode ser usada tanto no ambiente interno, quanto no externo, mantendo principalmente a harmonia e o equilíbrio no espaço.
            Outra opção para incluir o “laranja na decoração” e garantir um toque despojado é aplicar a cor em tampos de vidro para mesas ou aparador. Uma mesinha laqueada em laranja também pode alegrar o ambiente. “Usar a cor em pequenos móveis de destaque deixa o ambiente interessante, dá um toque de ousadia”.

            O laranja é a aposta para a Primavera 2012 na decoração de ambientes. Aliadas a combinação de tecidos florais e elementos naturais, as cores quentes invadem a estação e tornam o espaço mais aconchegante e atraente. “Para o interno vale manter sofás e paredes mais neutras e usar a cor em almofadas ou no tecido estampado de uma poltroninha de canto” explica.

            Além de poder utilizar as variações como os tons terra, camurças e verdes, pode-se aplicar o laranja tanto em sofás, paredes, teto e mesas, como também em detalhes como azulejos, luminárias, cortinas e almofadas. Para aqueles que cansaram de paredes brancas e querem ousar, a arquiteta sugere em espaços mais conceituais o uso do laranja no teto.

            Em 1974 quando estava decorando meu apartamento a minha cozinha era totalmente laranja: fogão, mesa redonda e cadeiras laqueadas brancas com almofadas listradas de marrom e laranja. O tampo da mesa era de ladrilhos branco, marrom e laranja.
            Para o cantor John Lennon, em uma entrevista que deu muitos anos atrás, disse que: “Fizeram a gente acreditar que amor mesmo, amor pra valer, só acontece uma vez, geralmente antes dos 30 anos. Não contaram pra nós que amor não é acionado, nem chega com hora marcada. Fizeram a gente acreditar que cada um de nós é a “metade de uma laranja”, e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade.”

            Cada ser é inteiro por si agora quando encontra uma pessoa que o complete, tenho que discordar de Lennon, afinal ele mesmo chegou a admitir que “cada um vai ter que descobrir sozinho” (demore o tempo que for preciso) mas encontra. E aí quando você estiver apaixonado por você mesmo, vai poder ser muito feliz e se apaixonar por alguém”, obviamente ambos se realizando e mesmo que não sejem metades de laranjas, são duas laranjas por inteiro que se encontram.

            Agora quem se cuida tem que ver e degustar a delicia da fruta “laranja” que é uma fruta cítrica com sabor variando do doce para o levemente azedo, rico em sais minerais como fósforo, cálcio e ferro. Além dos sais minerais, a laranja é rica em vitamina C, possuindo também uma boa quantidade de vitaminas A e do complexo B. A origem desta fruta é a Índia. A versão doce da fruta foi trazida para o Brasil pelos portugueses, que a conheceram na China. É muito utilizada para a produção de sucos e doces, aproveitando-se até mesmo a casca em algumas receitas.

            E porque as noivas conservam um costume de fazerem seus buquês no dia do casamento com “flores de laranjeiras” ? O famoso  buquê de noivas surgiu na época do Império Romano. Naquela época as noivas carregavam um buquê de ervas aromáticas que tinha o intuito de afastar os maus espíritos. Com o passar do tempo, as ervas aromáticas foram sendo substituídas por flores, já que a Igreja não via com bons olhos a tal estória dos maus espíritos. As flores foram escolhidas graças ao seu significado de fertilidade e de realização da vida e um “buquê de flores de laranjeira” ou margaridas do campo significa a pureza e a virgindade da noiva.

            Dentre a beleza das cores (roupas, calçados, decoração, no amor, na fruta) não podia aparecer uma definição mais “azeda” para estragar o gosto de fruta tão saborosa  como a laranja, que “são pessoas corruptas que usam dessa prática conhecida como laranjismo ou seja, são os políticos corruptos, pois para esconderem seu dinheiro oriundo da mamata que  recebem solta nesse meio e nomeiam como “laranjas pessoas” para se passarem como donas de seu dinheiro.”

            A idéia é que todos se iluminem nesse verão com todas as cores fortes predominantes e em especial a cor “laranja” porque “laranjismo” não combina com cidadania, ética e moral. Que aproveitem todas as vitaminas da fruta nesse calor que judia de todos nós e que as nossas laranjas da região de Bebedouro consigam bons preços e não faça com que os citricultores desanimem.

      

 

Pesquisas:

https://www.suapesquisa.com/frutas/laranja.htm /

release da arquiteta Fabianna Manzur, proprietária da D2M Arquitetura  https://www.flores-online.com/flores/a-tradicao-do-buque-de-noiva/

https://br.answers.yahoo.com/question/

 

 

Santos: espiritos de luz que continuam fazendo milagres!            

                          Silvia T Coelho - jornalista MTb. 23888

 

 

            Algumas religiões não aceitam imagens, não acreditam em santos e nem em milagres.  Incoerencia pelo entendimento de alguns pseudo entendidos, que falam sem  terem-se aprofundado e como tendo se colocado uma focinheira,  acham-se os absolutos sabedores da verdade. Penso diferente pois, centrada em estudos sei que atras de cada imagem existiram pessoas boas que realizaram causas impossíveis e eram de carne e osso exatamente como nós.

            Hoje, canonizadas e reverenciadas através das imagens e comemorações, são espiritos de luz que continuam no plano superior ajudando todas as pessoas que clamam por ajuda atraves de novenas ou pedidos de fé, desesperados e, tendo merecimento, Deus intercede e permite mais milagres.

            O que seria o merecimento? Pessoas que vivem o espirito cristão na pratica diária, que se modificaram, se tornaram pessoas melhores. Que tem consciencia que todas atitudes que reprovam no proximo, são exatamente coisas que ela carrega e foram burilando atraves das mudanças. Cuidados ao falar de alguem, contar um fato sem exagerar ou aumentar maldosamente, saber ouvir e escutar com respeito desde crianças aos idosos.

            E dentre tantos espiritos iluminados, a comemoração de tantos santos canonizados com milagres comprovados, nesse dia 12 de outubro comemora-se o Dia de Nossa Sra. Aparecida padroeira oficial do Brasil. Nosso feriado nacional, embora a devoção à santa remonte aos idos do século XVIII, só foi decretado em 1980.

            Há duas fontes sobre o achado da imagem, que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida e no Arquivo Romano da Companhia de Jesus, em Roma.

            Conforme informações detalhadas que obtive no site https://www.alagoastempo.com.br/noticia/28519/brasilmundo, "em 1717 os pescadores Domingos Martins García, João Alves e Filipe Pedroso pescavam no rio Paraíba, na época chamado de rio Itaguaçu. Ou melhor, tentavam pescar, pois toda vez que jogavam a rede, ela voltava vazia, até que lhes trouxe a imagem de uma santa, sem a cabeça. Jogando a rede uma vez mais, um pouco abaixo do ponto onde haviam pescado a santa, pescaram, desta vez, a cabeça que faltava à imagem e as redes, até então vazias, passaram a voltar ao barco repletas de peixes. Esse é considerado o primeiro milagre da santa. Eles limparam a imagem apanhada no rio e notaram que se tratava da imagem de Nossa Senhora da Conceição, de cor escura.

            Durante os próximos 15 anos, a imagem permaneceu com a família de Felipe Pedroso, um dos pescadores, e passou a ser alvo das orações de toda a comunidade. A devoção cresceu à medida que a fama dos milagres realizados pela santa se espalhava. A família construiu um oratório, que, logo constatou-se, era pequeno para abrigar os fiéis que chegavam em número cada vez maior. Em meados de 1734, o vigário de Guaratinguetá mandou construir uma capela no alto do Morro dos Coqueiros para abrigar a imagem da santa e receber seus fiéis. A imagem passou a ser chamada de Aparecida e deu origem à cidade de mesmo nome.

            Em 1834 iniciou-se a construção da igreja que hoje é conhecida como Basílica Velha. Em 06 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e deixou para a santa uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com o manto azul. Em 8 de setembro de 1904 foi realizada a solene coroação da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e, em 1930, o papa Pio XI decreta-a padroeira do Brasil, declaração esta reafirmada, em 1931, pelo presidente Getúlio Vargas.

            A construção da atual Basílica iniciou-se em 1946, com projeto assinado pelo Engenheiro Benedito Calixto de Jesus. A inauguração aconteceu em 1967, por ocasião da comemoração do 250.º Aniversário do encontro milagroso da imagem, ainda com o templo inacabado. O Papa Paulo VI ofertou à santa uma rosa de ouro, símbolo de amor e confiança pelas inúmeras bênçãos e graças por ela concedidas. A partir de 1950 já se pensava na construção de um novo templo mariano devido ao crescente número de romarias. O majestoso templo foi consagrado pelo Papa, após mais de vinte e cinco anos de construção, no dia 4 de julho de 1980, na primeira visita de João Paulo II ao Brasil.

            A data comemorativa à Nossa Senhora Aparecida (aniversário do aparecimento da imagem no Rio) foi fixada pela Santa Sé em 1954, como sendo 12 de outubro, embora as informações sobre tal data sejam controversas. É nesta época do ano que a Basílica registra a presença de uma multidão incontável de fiéis, embora eles marquem presença notável durante todo ano.

            A imagem encontrada e até hoje reverenciada é de terracota e mede 40 cm de altura. A cor original foi certamente afetada pelo tempo em que a imagem esteve mergulhada na água do rio, bem como pela fumaça das velas e dos candeeiros que durante tantos anos foram os símbolos da devoção dos fiéis à santa. Em 1978, após o atentado que a reduziu a quase 200 pedaços, ela foi reconstituída pela artista plástica Maria Helena Chartuni, na época, restauradora do Museu de Arte de São Paulo. Peritos afirmam que ela foi moldada com argila da região, pelo monge beneditino Frei Agostinho de Jesus, embora esta autoria seja de difícil comprovação.

           Seja qual for a autoria da imagem ou a história de sua origem, a esta altura ela pouco importa, pois as graças alcançadas por seu intermédio têm trazido esperança e alento a um sem número de pessoas. Se quiser saber mais detalhes sobre a Basílica e sua programação, visite o site www.santuarionacional.com.br, no qual também é possível acender uma vela virtual. "

 

 

Tecendo uma paisagem de verdade e ética

Silvia T Coelho - Jornalista MTb 23888

            Nada como a primavera para nos inspirar e promover-nos a novas iniciativas. Uma chuva esperada lavando a poeira do chão, dos telhados e arejando os nossos pulmões.
            O pensador russo Guerdjef, que no inicio do século passado já falava em auto conhecimento, evidencia a importância de se saber viver e dizia em sua tese: “Uma boa vida tem como base o sentido do que queremos para nós em cada momento e daquilo que, realmente, vale como principal.” 
            E pensando nisso senti que era o momento de dar vida ao Jornal Stilo Cidade que terá um perfil diferenciado: abordaremos temas como : Cultura, Literatura, Aposentadoria : Direitos/Previdência, Noticias: Regionais, Nacionais e Internacionais, Portadores de Deficiências, Editorial, Crônica e outras editorias que se façam necessárias.
            Procuraremos dar a esse jornal um enfoque que as pessoas só entenderão se realmente estiverem sintonizadas e se identificarem com cada informação. É bem aquele exemplo de criança que, sentado no chão, via a mãe bordar mas a visão era sobre o avesso da tela, ver tantas linhas, pontas e nós que davam uma forma indefinida e confusa a alguma coisa que não entendia.
            Até o dia que cresci e em pé visualizei o mesmo bordado e vi uma paisagem maravilhosa e ordenada, portanto meus leitores, procurem olhar as coisas, lerem cada linha em “ordem” e “atenção” para que essa paisagem nova que queremos passar sejam claras, esclarecedoras, informativas com arremates em todas as pontas, com verdade ordenada e desembaraçada.
            Pode fazer sol, a noite cair, novas chuvas ou temporais, estaremos procurando sempre aquilo que gostaria de saber afinal, esse é o sentido real que damos a nossa vida. Cada fato é o principal bordado dessa paisagem que queremos retratar apesar que nem sempre as paisagens serão maravilhosas , as agulhas da vida, as linhas que bordam os fatos do cotidiano nem sempre terão as cores que queremos mas estaremos tecendo dentro da verdade e da ética profissional e do respeito a você leitor.

 

 
 

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode